Economia do streaming

A importância do Streaming nas vendas de música gravada

  • As receitas geradas pelo consumo de música através das plataformas digitais ultrapassam as vendas físicas desde 2015.
  • O Spotify tem cerca de 82 milhões de músicas no seu catálogo, a Deezer 90 milhões e a Apple Music 90 milhões.

Em Portugal

De acordo com o relatório anual Números do Mercado da Música (2020), da Audiogest (Associação de Gestão de Direitos de Produtores Discográficos), em Portugal, o mercado digital de música já representa73,9% das receitas obtidas através da comercialização de música gravada.
Em 2020, o negócio digital gerou, em território português, receitas da ordem dos 15,8 milhões de euros. Destes, 96,2% (o equivalente a 15,2 milhões de euros) dizem respeito ao streaming que cresceu 20.5% em relação a 2019.

Em 2020, o crescimento do streaming em Portugal foi de 20,5% face a 2019

Fonte: Audiogest

Receitas geradas em Portugal pela reprodução digital: € 15 821 156

Digital20202019▲ %*
Download€ 432 813 ↓€ 570 501– 24,1
Dispositivo móvel€ 196 233 ↓€ 337 857– 41,8
Streaming€ 15 192 110 ↑€ 12 607 68420,5
Total€ 15 821 156 ↑€ 13 516 04217,1

*▲ % = Variação percentual entre 2019 e 2020

Fonte: Audiogest

No mundo

De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IPFI), no seu relatório de 2022, o total de utilizadores de serviços de streaming com subscrições pagas ascende globalmente aos 523 milhões.

Segundo o relatório, o streaming pago gerou, em 2021, uma receita de mais de 12,3 mil milhões de dólares (11,2 mil milhões de euros). O streaming pago pelos subscritores e o patrocinado por publicidade já representam 65% da receita gerada pela música gravada.

A remuneração dos artistas na música

A quantificação precisa de quanto é que um artista recebe por ano, das receitas geradas pelas plataformas de streaming, ainda se afigura como um desafio. Mas vários estudos apontam para uma enorme desigualdade na distribuição dos proveitos pelos vários intervenientes.

Os artistas pouco ou nada ganham no streaming

Um exemplo:

Se um artista atingir um milhão de streams numa plataforma digital como o Spotify, tal corresponderá a uma receita total de € 5.000,00, que será dividida da seguinte forma:

  • A editora recebe entre €4.000,00 e €4.500,00;
  • O artista intérprete recebe entre €500,00 e €1000,00;
  • Os artistas executantes não recebem nada.

Fonte: British Parliament – Economics of music streaming

No mesmo sentido vai o estudo elaborado pela britânica Ivors Academy and the Musicians’ Union ao concluir que, durante o ano de 2019:

A remuneração das editoras discográficas

Em 2019, as receitas de streaming das editoras discográficas no Reino Unido ascenderam a £1,1 milhões.
Em Portugal, as receitas da música por formato de distribuição foram as seguintes:

TOTAL 2020: € 21.413.724 
Fonte: Audiogest

No audiovisual

A importância do streaming no negócio atual do audiovisual
Em Portugal (2019):

  • Existiam 1,5 milhões de subscritores de plataformas de streaming, com a seguinte alocação:
    • Netflix: 47%
    • Apple: 21%
    • Amazon Prime: 13%
  • Em cada 100 casas portuguesas, 22 tinham acesso a pelo menos um serviço de televisão por subscrição

Na Europa

  • Em 2020, as receitas totais das plataformas de streaming atingiram €11,6 biliões;
  • Entre 2010 e 2020, as receitas totais das plataformas de streaming aumentaram 30 vezes;
  • Em 2020, existia um total de 140 milhões de subscritores, sendo que, em 2010, esse número era de 28,7 milhões;
  • Em 2020, a Netflix teve uma receita total de €5,3 biliões e um total de 54,4 milhões de subscritores e a Amazon Prime uma receita total de €910 milhões e um total de 29 milhões de subscritores

Fonte: Observatório Europeu do Audiovisual

A classificação do negócio do streaming
A natureza do negócio do streaming não é um assunto isento de polémica em função das opiniões dos diferentes interessados, mas a directiva MUD é clara no sentido que refere que o mesmo, independentemente de qualquer definição ou classificação, deve ser enquadrado nas figuras da colocação à disposição e da comunicação pública.